Elon Musk quer missão tripulada a Marte em 2024. E ele também poderá ir

O fundador da SpaceX já tinha confirmado que em 2018 deverá dar início a missões de carga para Marte, mas o foguetão Dragon não tem possibilidade de regresso à Terra e por isso não levará tripulantes.

tek elon aviao

Ontem, na Code Conference, Elon Musk garantiu que os planos da missão Marte estão já traçados e que as viagens tripuladas ao planeta vermelho estão agora mais próximas, devendo ser possível enviar astronautas em 2024, com data de chegada a Marte em 2025. O milionário não afasta a possibilidade de também ir a Marte, mas para já quer fazer a sua primeira incursão no espaço dentro de 4 a 5 anos.

Para conseguir desenvolver o plano de criar cidades em Marte Elon Musk admite que será necessário ter foguetões com maior capacidade de carga. A SpaceX já conseguiu ser bem sucedida na reutilização dos seus foguetões Dragon em várias missões espaciais, sobretudo de abastecimento à Estação Espacial Internacional mas também de lançamento de satélites, mas a dimensão e capacidade de transporte são ainda reduzidas.

Por isso mesmo a SpaceX está a desenvolver o Falcon Heavy, um foguetão de maior capacidade que, segundo Elon Musk, duplica os veículos espaciais mais poderosos.

Foi desenhado para transportar humanos em missões à Lua e a Marte e é possível que seja ainda testado este ano ao mesmo tempo da próxima missão da NASA.

A SpaceX já tinha partilhado o seu plano de partir para Marte em 2018, antecipando metas, mas agora Elon Musk completa o projeto de transportar pessoas,  com o Falcon Heavy. A Super Dragon terá oito motores, o que permitirá à cápsula uma “aterragem” de propulsão controlada.

Recorde-se que a NASA adiou a sua missão Insight e só deverá levar humanos a Marte em 2023.

Veja o vídeo de demonstração do Falcon Heavy preparado pela SpaceX.

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%