Mais um lançamento de sucesso para a SpaceX em imagens. Mas sem aterragem

Na nova era espacial “reutilizável”, tudo fica mais fácil para os protagonistas se as missões não necessitarem de trazer de volta o foguetão responsável por entregar a carga. Foi o que aconteceu com o mais recente lançamento da SpaceX.

tek falcon spacex

Feito a partir da base aérea de Cape Canaveral, na Florida, o lançamento de mais um Falcon 9 teve como objetivo pôr em órbita 1 satélite da EchoStar, destinado a assegurar a transmissão de sinal televisivo em países da América do Sul.

O lançamento desta madrugada esteve inicialmente previsto para terça-feira, mas acabou por ser adiado devido a fortes rajadas de vento sentidas na altura.

Esta foi a primeira missão da SpaceX desde há muito tempo que não implicou o nem sempre fácil de conseguir processo de aterragem, independentemente de acontecer em terreno firme ou numa plataforma no mar, como já ficou provado várias vezes.

Assim estava programado desde início, já que o peso do satélite que foi entregue implicava a utilização de uma maior quantidade de combustível, quantidade essa que está normalmente reservada ao processo de aterragem dos foguetões reutilizáveis – e que se sabia não ia existir.

Ainda assim, as imagens que registam momento do lançamento, assim como a “entrega” são sempre “bonitas de ver”.

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%