Novo Land Rover Project Hero tem "heliporto" para drones no tejadilho

O carro foi desenvolvido para equipas de busca e salvamento. O drone pode aterrar automaticamente no tejadilho, mesmo quando o carro está em movimento, podendo ser controlado através do computador de bordo do veículo.

tek land rover

A Land Rover está a desenvolver uma versão especial do seu novo Discovery em parceria com a Cruz Vermelha Austríaca. Este veículo, que é, por enquanto, apelidado como "Project Discovery", terá em conta as necessidades das equipas de busca e salvamento e integrará um leque de funcionalidades que poderão servir as operações destas forças durante as suas operações.

Uma das particularidades que sobressai é a integração de um drone e de um pequeno "heliporto" no tejadilho do SUV de onde ele poderá descolar e aterrar automaticamente mesmo com o carro em movimento. A acoplação à base é assegurada por ímanes para impedir que o aparelho resvale.

O drone, que é aqui integrado a pensar nas buscas em zonas de mais difícil acesso, pode transmitir as imagens gravadas em direto para o computador de bordo do automóvel e ser igualmente controlado através de uma interface disposta nesse mesmo ecrã. Com uma perspetiva aérea, espera-se que as equipas sejam capazes de acelerar os processos de salvamento e reunir mais informações sobre uma maior área em cada vez menos tempo.

Este Discovery foi desenhado por um departamento da Jaguar especializado em criar carros com adaptações especiais a este tipo de operações e integra um programa de testes a que a empresa chama Project Hero.

Outras das características (menos tecnológicas, mas igualmente importantes) incluem um painel deslizante no porta bagagens, que pode funcionar como mesa de trabalho, faróis LED, tomadas internas e um conjunto de arrumos e suportes para todo o equipamento necessário em campo.

O carro vai ser utilizado primeiramente num campo de treinos da Cruz Vermelha Austríaca em Erzberg. Durante 12 meses, o drone será utilizado em operações simuladas para mostrar às equipas as capacidades destas ferramentas e para as entrosar à sua utilização.

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%