Plen2 é o robot faça-você-mesmo e que pode ser o seu próximo amigo

E se além de conhecer novos amigos, também pudesse construir um? O Plen2 é um robot que pode ser impresso em casa e controlado através do smartphone. O pequeno humanoide tem ainda vários objetivos didáticos a cumprir.

Plen2 é o robot faça-você-mesmo e que pode ser o seu próximo amigo
O Plen2 é muitas coisas. É um robot do it yourself. É um projeto educativo. É um projeto open source. É uma forma de democratização da robótica. É uma ferramenta de desenvolvimento pessoal.

Isto porque o Plen2 é um robot que pode ser facilmente construído, bastando aos interessados investir a quantia necessário e ter uma chave de fendas. O projeto é desenvolvido tendo por base o Arduino e modelos de impressão 3D - sendo por isso maioritariamente dedicado à comunidade DIY.

Mas também há uma forte componente didática já que o objetivo é que tanto jovens como "graúdos" aprendam a ligar diferentes componentes para criar um robot que pode dançar e até replicar os movimentos do seu "dono".

Como é um projeto em código aberto, o Plen2 também estimula a criatividade das várias pessoas e a personalização dos robots só está teoricamente limitada pela imaginação de cada um.



Quem pagar 499 dólares recebe todas as partes eletrónicas e mecânicas, além de receber também os modelos para a impressão 3D. Por 600 dólares, recebe já todas as "peças" e só precisa de montar. Se também quiser saltar esta etapa do processo então terá de desembolsar 799 dólares na plataforma de financiamento colaborativo Kickstarter para receber o Plen2 todo montado.

O objetivo de 40 mil dólares pedidos para tornar o projeto open source já foi conseguido, restando ainda outros 43 dias para o fim da campanha.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%