The Arcade Man recria jogo com motas de luz do filme TRON no Codebits

Gostava de experimentar a sensação de correr numa moto de luz como Tron no mítico filme dos anos 80? O projeto chama-se RiftCycles e tem lugar marcado no Hardware Den do SAPO Codebits a partir de quinta feira.

The Arcade Man recria jogo com motas de luz do filme TRON no Codebits
A mota já está construída e acabada, e a utilização de um par de Oculus Rift ajuda a reconstruir o cenário enfrentado por Kevin Flynn no mundo virtual do filme Tron. O projecto durou um mês e está documentado blog do The Arcade Man, que assumiu a iniciativa em conjunto com a start-up Overflow Interatctive.





"Sou um fã inveterado de jogos arcade e retro gaming e o filme Tron é o expoente máximo dessa cultura. A ideia de construir de raiz uma máquina arcade inspirada no filme já existia há algum tempo mas só agora todas as peças do puzzle se juntaram para poder concretizá-la", explicou ao TeK Luis Sobral, mais conhecido por The Arcade Man.

A máquina é totalmente inspirada nas Light Cycles, as Riftcycles, e a sensação de imersão no jogo é dada pelos Oculus Rift.

"Quem viu os filmes (o dos anos 80 e o mais recente) sabe bem qual a emoção de poder estar dentro dessa cena. Com este projeto conseguimos precisamente isso. Os Oculus Rift dão-nos a perceção de uma realidade virtual ,mas muito real, e o simulador consegue mesmo transportar-nos para esse imaginário", sublinha o criador do conceito que esta semana estreia no Codebits, o evento do SAPO marcado para os dias 10,11 e 12 no Meo Arena.

O simulador e a moto estão interligados e permitem virar para a esquerda e a direita, seguindo nas imagens de realidade virtual o movimento físico.

A experiência é um dos sonhos de muitos geeks que viram o primeiro filme com efeitos avançados de computação gráfica e ficaram fascinados pelo conceito e pelas imagens, mas também pela ideia de poderem ser transportados para dentro de uma realidade digital.

Luis Sobral já participou no último Codebits onde dinamizou um espaço de jogos de arcada, como o TeK documentou. A ambição este ano é de garantir novas experiências com diversão e inovação à mistura.

"O Codebits é, sem dúvida, “O” evento de tecnologia e talento emergente em Portugal. Permite estarmos perto da comunidade, podermos partilhar experiências e ideias e ficar a conhecer todas as tendências do mundo da tecnologia, da internet, da robótica, do design", admite o The Arcade Manm sublinhando que é uma forma de excelência de estar perto das principais tendências e projectos que marcam a agenda internacional.

A partir de quinta feira o TeK vai dar conta de tudo o que se passa no Codebits, e as experiências com as RiftCycles estão no topo da lista de projectos a acompanhar.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%