As propostas são reunidas pela WIPO, a organização que gere a propriedade industrial e intelectual a nível mundial, e abrangem vertentes importantes nas necessidades básicas da vida.

As 10 inovações selecionadas assinalam a passagem de mais um Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

É verdade que não há propostas nascidas em Portugal “a bordo” da seleção feita pela WIPO, mas os números mais recentes reunidos pela organização que gere a propriedade industrial e intelectual a nível mundial até dão alguns “louvores criativos” ao país.

Em números absolutos não há qualquer hipótese de competir com muitos dos países que fazem os rankings de registos da Wipo, mas na comparação que usa o PIB como referência Portugal consegue surgir em terceiro, por exemplo no que ao pedido de marcas junto do INPI diz respeito, indica o relatório publicado em outubro último.

Os dados reunidos indicam que, ao longo de 2015, houve um crescimento acentuado pela procura da proteção dos direitos de propriedade industrial, com todas as classes de registo a aumentarem.

As marcas cresceram 7,8% para os 2,9 milhões face ao ano anterior, os modelos de utilidade 27%, para os 1,2 milhões, as marcas 13,7 por cento, para os 8,4 milhões e os desenhos industriais 0,6%, para os 1,1 milhões. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.