Depois de anunciar a aquisição da SolarCity, a Tesla não perdeu tempo para dar a conhecer mais uma colaboração que junta o know-how das duas empresas.

Desta vez o projeto consiste no fornecimento de eletricidade à ilha samoana de Ta'u através de uma rede de painéis solares e baterias que se vai encarregar de gerar quase toda a energia consumida na localidade pelos cerca de 600 residentes. O projeto assinala uma transição para as energias sustentáveis uma vez que a ilha era maioritariamente sustentada por geradores a diesel que necessitavam de mais de 400 mil litros de combustível por ano.

A instalação deste sistema de energia solar decorreu durante o último ano e foi feita em parceria entre a Tesla e a SolarCity, beneficiando dos painéis solares da segunda e das baterias da primeira.

Para atingir a capacidade máxima de armazenamento de energia o sistema precisa de sete horas de exposição solar que, por sua vez, são suficientes para alimentar a ilha durante três dias sem sol.

"Viver numa ilha é sentir o aquecimento global em primeira mão. As erosões costeiras e outras alterações fazem parte da vida aqui. É um problema sério e este projeto é um bom exemplo para todos seguirem", escreve Keith Ahsoon, residente de Ta'u, no blog oficial da Tesla.