Esta sexta-feira todos os preços baixam para mais uma edição do Black Friday.

A tecnologia não foge ao acontecimento e também vai somar descontos e promoções nos vários retalhistas que se apresentam tanto física como digitalmente. Dos portáteis às consolas, passando pelas câmaras fotográficas e pelos smartphones, várias são as oportunidades que vale a pena apontar para não perder o Norte quando se abrirem as portas e os sites das primeiras lojas.

Sem querer apelar ao "consumismo", aqui fica uma lista de sugestões a explorar:

Fnac: descontos até 50% em produtos selecionados - Loja e site
Worten: 20% de desconto em talão em todos os artigos - Loja e site
PlayStation: descontos até 60% em artigos selecionados - Site
MediaMarkt: descontos em artigos selecionados - Loja
GamingReplay: descontos em artigos selecionados e promoções novas diariamente até dia 27 - Loja e site
Alientech: descontos em mais de 130 produtos até domingo - Site
BQ: descontos em 11 dispositivos e promoções renovadas todos os dias até domingo - Site
PCDiga: descontos em artigos selecionados até dia 25 - Loja e site
GlobalData: até 20% de desconto em artigos selecionados e oferta de produtos - Site
Chiptec: descontos nos artigos selecionados - Site
PCComponentes: até 60% de desconto em artigos selecionados
Apple: descontos em artigos selecionados - Site

De acordo com o comparador de preços, KuantoKusta, a data tem merecido cada vez mais atenção por parte dos portugueses. Só o ano passado foram transferidos cerca de 1 milhão de euros para as lojas parceiras do site, um aumento de 760 mil euros face ao ano anterior. A informática e os telemóveis representaram 42% das compras totais.

Apesar das oportunidades, a Check Point faz também questão de lembrar que o Black Friday inaugura também a época natalícia dos ciberataques. Segundo a empresa israelita de cibersegurança, os descontos geram uma azáfama que consequentemente deixa os consumidores menos alerta "para as campanhas de malware, para os websites falsos, pop-ups, banners e apps fraudulentas que oferecem supostos descontos na compra de produtos de marcas populares. As vítimas deparam-se com landing pages e aplicações muito parecidas às das lojas reais, mas, em vez de pouparem uns euros, acabam por ter surpresas desagradáveis como o roubo das suas credenciais ou infeções de ransomware".

A DECO também se junta ao coro dos alertas, avisando para o facto de algumas marcas inflacionarem os preços para terem propostas mais aliciantes. A associação tem uma aplicação para ajudar a tomar as melhores decisões.