A Alemanha prepara-se para introduzir o primeiro comboio de passageiros não poluente nas ferrovias do país.
O Coradia iLint, apresentado no passado mês de agosto na exposição comercial de InnoTrans, é movido a hidrogénio e emite apenas vapor de água para a atmosfera. O transporte foi desenvolvido pela empresa francesa, Alstom, que vai começar por remeter os primeiros 14 comboios para região alemã da Baixa Saxónia apesar de já ter registado o interesse da Holanda, Dinamarca e Noruega.
Antes da implementação, agendada para dezembro de 2017, os Coradia iLint vão ser submetidos a uma série de testes para atestar a sua segurança e aplicabilidade às necessidades dos passageiros.
De acordo com informações adiantadas pela Alstom, cada comboio consegue viajar pouco mais de 800 quilómetros por dia e atingir velocidades máximas de 140km/h.
O comboio é alimentado por duas baterias de lítio que recebem energia de um tanque de hidrogénio localizado no tejadilho do comboio onde o gás é queimado com oxigénio, dando origem à eletricidade que carrga as baterias e às emissões não poluentes de água.
Para além da inovação, o iLint representa também uma alternativa aos mais de 4.000 comboios movidos a diesel existentes na Alemanha que, embora possibilitem o transporte de passageiros em linhas não eletrificadas, são também responsáveis por uma grande quantidade de emissões poluentes para a atmosfera.
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