O satélite da ESA será lançado para o espaço em 2018 e a missão conta com participação técnica e científica portuguesa, mas agora também artística. 

Os desenhos foram feitos por crianças com idades entre os 8 e os 14 anos e vão decorar o satélite da missão CHEOPS - CHaracterising ExOPlanet Satellite, que tem como objetivo observar cerca de 500 planetas distantes, noutros sistemas solares. O satélite tem a dimensão de um pequeno automóvel, albergando um telescópico com cerca de 32 cm de diâmetro, e a missão tem uma duração prevista de três anos e meio.

Durante os próximos seis meses uma equipa da Universidade de Berna vai transformar os desenhos em miniaturas para poderem ser gravados em duas placas metálicas, que serão posteriormente acopladas ao CHEOPS antes do lançamento.

Os desenhos das 88 crianças portuguesas que integram esta missão foram sorteados num concurso promovido pelo  Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. Ao todo participaram mais de 800 jovens.

Os que não foram sorteados podem ser também vistos neste site, e neste link pode ter acesso a todos os 3 mil desenhos de crianças europeias que vão integrar a missão.