Um emoji vale mais do que mil palavras. Sabemos que o ditado popular não é bem assim, mas esta é a versão que hoje em dia mais se justifica, dadas as dezenas – talvez centenas! – de vezes que os milhões de utilizadores da internet usam todos os dias estes bonequinhos animados.

À simples questão “Às 21h à porta do cinema?” já não precisamos responder com uma frase completa, nem sequer com um rápido “Combinado!” – basta utilizar o ponto e vírgula e um parêntesis, símbolos presentes no teclado de qualquer computador há décadas, para enviar um colorido emoji a piscar o olho.

A popularidade dos emojis vai tão longe que festejou-se ontem o Dia Mundial do Emoji, oficialmente fixado a 17 de julho todos os anos. Facilmente podemos considerar estes bonecos e grafismos como uma nova forma de comunicar digitalmente, pois há até tradutores de “linguagem emoji” e enciclopédias emoji. E porque são efetivamente impressionantes os números relativos ao uso de emojis em todo o mundo. Não sabemos ao certo qual será o mais utilizado em Portugal, nem com que frequência, mas a verdade é que o site EmojiTracker não deixa qualquer dúvida…

Pela contagem em tempo real do site referido e pelo ranking que o Twitter revelou recentemente, o emoji mais utilizado do mundo é o que mostra o pequeno boneco amarelo a soltar lágrimas de felicidade, sendo que os corações são os próximos da lista, em resumo. A primeira imagem abaixo, referente a junho, espelha a utilização no Twitter, enquanto a que apresentamos a seguir divide as mesmas utilizações por países, com Portugal a ficar de fora, infelizmente.

Mais, conforme noticiou recentemente o site TheNextWeb.com, até a Google tem lançado cada vez mais novos emojis, ao mesmo tempo que trabalha em conjunto com o Unicode Technical Commitee para promover a igualdade entre os emojis que representam pessoas. Um exemplo é a mais recente proposta apresentada pela gigante da internet e consequentemente aprovada pela entidade referida acima, e que acrescenta 11 novos emojis relativos a profissões, mostrando bonecos bastante diversificados no que diz respeito a géneros, como se vê abaixo.

No Instagram, a situação é ligeiramente parecida com o que se passa no Twitter: entre os 6,44 milhões de emojis já utilizados nesta rede social desde o seu lançamento, são os corações que “ganham”. O simples símbolo do coração está no primeiro lugar da lista, seguido dos smileys com corações em vez de olhos e enviar um coração em forma de beijo. A infografia abaixo atesta estes dados.