O Facebook anunciou esta terça-feira o Spaces, uma nova aplicação em realidade virtual que quer levá-lo a encontrar-se com os seus amigos numa realidade paralela.

Apresentada nesta última edição do F8, que decorre até dia 19 de abril, a app reproduz um ambiente digital e permite aos seus utilizadores que criem avatares virtuais para conviver nestes espaços onde é possível reproduzir vídeos, tirar fotografias e fazer uma data de outras atividades em realidade virtual de forma cooperativa.

Dentro da Spaces, o utilizador é colocado à mesa com os amigos e é-lhe disponibilizado um conjunto de ferramentas com as quais pode interagir. A ideia é que todos os participantes possam interagir com base em conteúdos digitais partilhados diretamente de outras aplicações como...o Facebook, claro. As ferramentas permitem-lhe ainda desenhar e transformar esses rabiscos em objetos virtualmente palpáveis e até tirar selfies com os amigos nestes ambientes virtuais que podem tomar o aspeto de um panorama em 360 graus que tenha partilhado no seu mural.

Para tornar a interação mais humana, o Facebook adicionou também a possibilidade de fazer com que o seu avatar se exprima com sorrisos, lágrimas e outras expressões faciais. Os Rift ainda não conseguem monitorizar a expressão facial do utilizador, por isso estes sentimentos terão de ser transparecidos manualmente através do controlo do headset.

O Spaces está disponível a partir desta terça-feira em modo beta para Oculus Rift.