Este mês são várias as razões para pôr o nariz no ar e observar o céu. Primeiro foi o eclipse da Lua, a 7 de agosto, com a sombra da Terra a interpor-se entre o Sol e o seu satélite natural, e agora é o fenómeno contrário, com a Lua a tapar o Sol.

O eclipse está a gerar entusiasmo nos fãs de astronomia em todo o Mundo e a NASA tem uma todo um espetáculo montado para acompanhar o fenómeno nas melhores condições, com transmissões em direto e uma equipa que vai seguir o eclipse num avião. Nos Estados Unidos o eclipse pode ser visto na sua plenitude e não faltam conselhos sobre a melhor forma de aproveitar a ocasião.

Em Portugal, e grande parte da Europa, o eclipse é parcial, com a Lua a bloquear entre 16 e 33% do Sol, mas ainda assim pode ser um bom espetáculo e há condições climatéricas para isso.

O Observatório de Lisboa tem a informação necessária para quem quiser seguir o eclipse, que tem início às 19.30 de hoje, hora de Portugal continental, quando o Sol já se aproxima do ocaso, pelo que será pouco percetível. Só nos Açores o eclipse parcial será visível desde o início ao fim apesar de também o astro estar já baixo no horizonte.

Uma tabela mostra a hora exata do eclipse em várias cidades portuguesas  com a nota de que a área coberta varia entre 16% e 22% no continente, enquanto nos Açores será de 28% e na Madeira de 33%.

Embora não seja um eclipse total, há várias recomendações de segurança que deve seguir para evitar danos, e o Observatório de Lisboa tem uma página dedica a este tema que vale a pena ler para evitar lesões. Recorde-se que o uso de filtros solares para proteção dos olhos ou de equipamentos adequados para observar os eclipses solares é obrigatória.

Para além do eclipse solar este mês ainda terá outras oportunidades para olhar para o céu, como a chuva de meteoros das Perseidas e Aquáridas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.