A NASA decidiu provocar um incêndio por sua própria conta e risco a bordo de uma cápsula espacial. A agência norte-americana pegou fogo a uma peça de tecido de cerca de um metro com o objetivo de perceber como se propagam as chamas em condições de microgravidade.

A situação estava prevista no âmbito da primeira fase de três fases do projeto Spacecraft Fire Experiment (Saffire), que incluía o tal incêndio controlado a bordo da Cygnus, com o objetivo de analisar como se propagam as chamas no espaço.

“Um incêndio a bordo de uma nave espacial é uma das maiores preocupações de segurança para a NASA e para a comunidade internacional”, afirmou Gary Ruff, diretor do projeto Saffire. A experiência é crucial na intenção de melhorar a segurança dos astronautas e das naves no futuro.

Ao que indicaram os cientistas a partir do Glenn Research Center da NASA, a partir do Twitter, tudo correu bem. “A experiência Saffire percorreu 1.600 kms no espaço enquanto ardia a bordo da Cygnus. A temperatura ultrapassou os 800 graus centígrados. Os instrumentos usados funcionaram segundo o previsto”.

A NASA explica num vídeo como foi preparada a experiência e o que vai acontecer à capsula e aos dados recolhidos.