O fenómeno de eclipse duplo é raro mas as câmaras do Solar Dynamics Observatory estavam prontas para registar o momento, que durou apenas alguns segundos.

 

O Solar Dynamics Observatory (SDO) mantém o Sol debaixo de observação permanente e na manhã de 1 de setembro a Terra atravessou a sua linha de vista, eclipsando o Sol na perspetiva do observatório, quase ao mesmo tempo que a Lua fazia também a sua passagem final em frente à estrela do sistema solar.

Mesmo assim o final do eclipse da Terra permitiu captar os últimos momentos do trânsito da Lua, num eclipse duplo que é raro.

No vídeo é possivel distinguir a sombra da Terra da sombra da Lua pelas suas linhas: as da Lua são claras e distintivas enquanto as da Terra são mais difusas, o que é causado pela absorção de luz do Sol realizada pela atmosfera terrestre.

O fenómeno podia também ser observado a partir da Terra, mas só em algumas regiões de África, naquilo que é conhecido como um eclipse anular, ou de anel de fogo, que é semelhante a um eclipse solar total mas que acontece quando a órbita da Lua está mais distante do que o habitual, o que faz com que a sua dimensão aparente seja menor.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.