O novo Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA vai levar vários satélites CubeSat de parceiros internacionais, que irão conduzir experiências científicas na órbita terrestre.

“O primeiro lançamento do SLS representa uma grande oportunidade para colaborar com os nossos parceiros internacionais ao providenciar transporte aos CubeSats para conduzir missões cientificas e tecnológicas, ao mesmo tempo que perseguem objetivos comuns para a exploração humana no espaço profundo,” disse Steve Creech do Spacecraft and Payload Integration and Evolution Office.

Os CubeSats não pesam mais de 14Kg e “não excedem o tamanho de uma caixa de sapatos”.
Para além de poderem originar descobertas importantes à compreensão do espaço e da Lua, a Nasa espera que estas parcerias ajudem as suas equipas a aprofundar conhecimentos acerca de “tecnologias que abram possibilidades para futuras missões”.

Nesta primeira iniciativa, a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) e a Universidade de Tóquio vão providenciar dois satélites que vão ajudar cientistas a compreender o ambiente de radiação no espaço em torno da Terra, captando imagens e medindo a distribuição de plasma na órbita do planeta, uma informação que pode vir a ser essencial na proteção dos astronautas e dos equipamentos eletrónicos da radiação durante viagens espaciais.

Outro dos objetivos da JAXA será testar a tecnologia de baixo custo utilizada para desenvolver o OMOTENASHI, um dos satélites que será transportado até ao espaço pela Nasa e que deverá ser utilizado para explorar a superfície lunar. O sucesso desta missão poderá significar uma aposta na exploração da lua por parte de aeronaves de pequena dimensão que não exijam grandes investimentos na sua construção.

Para Hashimoto, líder da equipa de desenvolvimento destes CubeSats, a importância desta parceria reside na oportunidade que está a ser dada às indústrias, universidades e particulares na participação da exploração espacial.

A Agência Espacial Italiana também deverá participar neste programa com um CubeSat dedicado à exploração lunar.

Todos os CubeSats vão viajar dentro da Orion Stage Adapter.