A HP revelou esta quinta-feira um novo Chromebook que chega para solidificar a aposta da Google num sistema operativo próprio, o Chrome OS e a expectativa é que a Play Store chegue brevemente à linha de portáteis. 

O Chromebook 13 vem munido de um conjunto de características que o tornam um gadget a ter em conta, para quem está a planear uma renovação de portátil. Na sua configuração mais alta, o computador vai contar com um ecrã com uma resolução de 3200x1800 pixéis, 16GB de RAM e uma das mais recentes versões do processador Intel Core m Skylake (m7), uma característica inédita para um Chromebook. De resto, contará com uma autonomia a rondar as 11.5 horas, promete a marca.

false

O design da máquina não foge ao que estamos habituados nesta linha: é compacto, monocromático e aposta na durabilidade e resistência, com um chassis em alumínio onde estão dispostas duas entradas USB-C, uma USB 3.0, um leitor de cartões microSD e um jack para headphones. Pesa cerca de 1,3kg e tem pouco mais de um centímetro de espessura quando fechado.

Para aliciar hipotéticos clientes do mundo empresarial, a HP apresentou também uma doca, a Elite USB-C Docking Station, que permite conectar o Chromebook 13 a mais dois ecrãs e outros periféricos relevantes em tarefas profissionais.

Os preços, que variam de acordo com as especificações do portátil, começam nos 499 dólares (438 euros) que, no entanto, só chegam para pagar um Chromebook 13 com um processador Intel Pentium, a opção de processamento mais baixa das cinco disponíveis para o modelo.

O HP Chromebook 13 começa a ser vendido na próxima semana.

Nota de redação: Foi corrigido o valor da conversão no preço do portátil.