A Land Rover está a desenvolver uma versão especial do seu novo Discovery em parceria com a Cruz Vermelha Austríaca. Este veículo, que é, por enquanto, apelidado como "Project Discovery", terá em conta as necessidades das equipas de busca e salvamento e integrará um leque de funcionalidades que poderão servir as operações destas forças durante as suas operações.

Uma das particularidades que sobressai é a integração de um drone e de um pequeno "heliporto" no tejadilho do SUV de onde ele poderá descolar e aterrar automaticamente mesmo com o carro em movimento. A acoplação à base é assegurada por ímanes para impedir que o aparelho resvale.

O drone, que é aqui integrado a pensar nas buscas em zonas de mais difícil acesso, pode transmitir as imagens gravadas em direto para o computador de bordo do automóvel e ser igualmente controlado através de uma interface disposta nesse mesmo ecrã. Com uma perspetiva aérea, espera-se que as equipas sejam capazes de acelerar os processos de salvamento e reunir mais informações sobre uma maior área em cada vez menos tempo.

Este Discovery foi desenhado por um departamento da Jaguar especializado em criar carros com adaptações especiais a este tipo de operações e integra um programa de testes a que a empresa chama Project Hero.

Outras das características (menos tecnológicas, mas igualmente importantes) incluem um painel deslizante no porta bagagens, que pode funcionar como mesa de trabalho, faróis LED, tomadas internas e um conjunto de arrumos e suportes para todo o equipamento necessário em campo.

O carro vai ser utilizado primeiramente num campo de treinos da Cruz Vermelha Austríaca em Erzberg. Durante 12 meses, o drone será utilizado em operações simuladas para mostrar às equipas as capacidades destas ferramentas e para as entrosar à sua utilização.