Em traços gerais, o head-up display é uma espécie de pequena projeção no para-brisas do automóvel, pelo lado de dentro e visível apenas ao condutor, que alguns modelos topo de gama inclui no equipamento de série. O objetivo é poder ver mesmo em frente ao olhar várias informações, sem ter de desviar a visão da estrada. E os elementos apresentados vão da velocidade momentânea até a indicações do sistema de navegação, sem esquecer ainda sinais de trânsito e outras indicações.

Mas, mesmo que o seu automóvel não inclua este acessório, agora já é possível acrescentar este tipo de tecnologia ao seu estilo de condução. Tudo porque uma marca de nome Hudway tem em campanha de crowdfunding no KickStarter até final do mês o Cast, um equipamento que pode ser instalado na consola do carro e é capaz de colocar no seu para-brisas um pequeno ecrã tipo head-up display.

A diferença está depois na formo como o processo é desencadeado e também no tipo e quantidade de informações que são apresentas. Passamos a explicar: o Hudway Cast, ao contrário dos head-up displays convencionais, mostra no ecrã muito mais dados e conteúdos, pois está diretamente associado ao que se está a passar no seu smartphone, que também está instalado na consola do automóvel.

Compatível com terminais iOS e Android, o Cast apresenta como argumento principal o facto de ajudar a reduzir o perigo gerado pelo uso do smartphone durante a condução, um hábito que muitos condutores não conseguem abandonar. Dizem os responsáveis pelo dispositivo que nos EUA o número de acidentes causados por esta infração sobe aos 1,6 milhões.

Assim, com recurso a técnicas de impressão 3D e em parceria com a empresa Carrobot, a Hudway disponibiliza um equipamento com 15,4 x 10,1 x 4 cm que funciona por ligação ao isqueiro do automóvel. Inclui uma base que se instala em cima da consola, na direção e altura do olhar do condutor, e que no fundo é um ecrã transparente que replica tudo o que estiver a aparecer no momento no ecrã do seu terminal móvel.

Trata-se de um sistema de curta projeção, capaz de aumentar a imagem que vem do smartphone até 20 polegadas, com promessa de manter os conteúdos focado na perfeição até uma distância de 2,8 metros, diz a Hudway.

E esta ideia é relativa a todos os conteúdos sem excepção, como pode ver pelas imagens da galeria acima, apesar de a recomendação das fabricantes seguir no sentido de uso do Cast apenas com apps e conteúdos relacionados com o apoio à condução, nomeadamente mapas, sistemas de navegação, gestão de chamadas de voz e controlo multimédia do sistema de som, caso este seja baseado no smartphone.

Um dado curioso: há quem use o Hudway Cast durante a pilotagem de aviões! Não será certamente para ver em que direção deve seguir…