O OneCare Dori é uma solução tecnológica criada com uma missão muito específica: alertar idosos para a necessidade de tomarem a medicação de forma correta e atempada, fornecendo informação e alertas em tempo real aos familiares ou outras pessoas que os apoiam diariamente.  

O serviço base da tecnologia assenta num sistema de notificações em tempo real que permite agendar lembretes de chamada de voz interativa no telefone fixo ou móvel do idoso, ao mesmo tempo que a pessoa que o assiste recebe notificações e alertas no smartphone, via app móvel para Android e iOS.

“Os mais velhos estão habituados a usar o telefone fixo e não smartphones, que são utilizados tipicamente por gerações mais novas”, explica a equipa composta por Diogo Bhovan, Mário Pereira, Marisa Malva e Marta Pinto, os quatro mentores da ideia.

A solução é depois complementada por três sensores xSmart, que permitem ativar os lembretes de forma automática. O eSmart é um sensor elétrico que pode ser ligado a qualquer eletrodoméstico para controlo da sua utilização; o mSmart destina-se à ligação a uma caixa de medicamentos para dar informação de quando é usada; e o xSmart é o dispositivo responsável pela comunicação entre os outros dois sensores e o serviço base do OneCare Dori.

  

Este é um projeto de empreendedorismo social português dinamizado pela Intellicare e que acaba de ser lançado à escala mundial através de uma campanha de crowdfunding – o objetivo é angariar 15 mil euros, verba que os mentores desta solução consideram necessária para viabilizar o desenvolvimento do produto.

“Qualquer pessoa pode desde já apoiar o projeto através da compra antecipada do OneCare Dori a preços exclusivos, ou através de um donativo simbólico mínimo de 1 euro”, lembram os responsáveis pelo OneCare Dori, acreditando que a solução “pode vir a contribuir para o aumento da condição de bem-estar e retardamento da deterioração do estado de saúde de milhares de idosos”.

Nesta fase de crowdsourcing, os produtos e subscrições do serviço efetivo têm preços entre os 19 euros (pack base a três meses) e os 279 euros (pack mais completo a 12 meses). Estes valores passam para o intervalo entre 30 e 309 euros após o lançamento, previsto lá mais para o final do ano.