“Música para os seus ouvidos”. Nunca a popular expressão fez tanto significado quando a falar de uns auscultadores, pois os Nura são a “obra-prima” da qualidade de som, dizem os seus responsáveis. Tanto que a respetiva campanha de crowdfunding conseguiu já angariar 16 vezes mais que os 100 mil dólares pedidos inicialmente. E estes inovadores auscultadores prometem assim chegar ao mercado em abril de 2017 e em grande estilo.

De acordo com os seus criadores, estes são os primeiros auscultadores do mundo a integrar uma tecnologia que “mede os níveis de audição do ouvido externo até ao cérebro e adapta o som à medida de cada utilizador”. Combinando o formato de auscultadores over-ear com o dos auriculares in-ear, isto torna-se possível devido ao facto de cada pessoa ouvir em frequência de som distintas.

O processo de calibração é ativado através da app móvel que acompanha os Nura, demora 30 segundos até avaliar o perfil sonoro de cada um e é bastante simples: a tecnologia recorre a um microfone para captar as ondas sonoras que entram e saem do ouvido, criando uma espécie de assinatura pessoal de audição. E isto acontece com cada utilizador de forma individual. Depois, os auriculares in-ear reproduzem os tons agudos, enquanto os auscultadores over-ear “tratam” dos sons mais graves, otimizando o resultado final, de acordo com informação fornecida pela empresa.   

Se ficou interessado em ter uns Nura, apresse-se: no momento de publicação deste artigo faltavam apenas 34 horas para terminar a campanha no Kickstarter, que permitia reservar uma unidade a preços entre os 179 e os 249 dólares. Aliás, este último valor corresponde à única modalidade de compra ainda disponível, sendo que os portes de envio para Portugal são de 30 dólares.

O preço normal dos Nura será 399 dólares e não existem informações acerca da eventual chegada dos auscultadores às lojas europeias, pelo que será sempre melhor encomendar a partir do Kickstarter. A campanha em causa estabelecia um valor de 100 mil dólares como base mínima para o equipamento entrar em produção, mas a verba angariada vai já em mais de 1,6 milhões de dólares. É o movimento Kickstarter com mais sucesso de sempre na Austrália, país de onde são originários os criadores dos Nura. O vídeo abaixo resume o funcionamento e utilização do equipamento, da mesma forma que este " target="_blank">vídeo no Vimeo explica a tecnologia desenvolvida.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.