Os planos vêm de longe e não vão concretizar-se de imediato, mas a empresa Space VR sempre vai conseguir lançar para o espaço o seu satélite com câmara de realidade virtual integrada. O Overview 1 irá à “boleia” de um Falcon 9, no início do próximo verão.

O projeto da SpaceVR de recolha de imagens em 360º na Estação Espacial Internacional começou por estar em campanha no Kicktarter, assente numa ideia para desenvolver um anel com 12 câmaras, capazes de captar vídeo, mas sem conseguir alcançar os resultados pretendidos (500 mil dólares).

A empresa decidiu reformular a ideia para um anel de apenas 4 câmaras, que necessitaria de objetivos financeiros mais modestos, e regressou à plataforma de crowdfunding, desta vez conseguindo reunir os 100 mil dólares ambicionados.

A este montante acabou por juntar-se, em abril último, um investimento de 1,25 milhões de dólares e o projeto evoluiu para o lançamento de um satélite próprio, absolutamente controlado por parte da SpaceVR para captura de conteúdo de forma contínua, sem depender dos astronautas da Estação Espacial Internacional.

A nova versão do Overview 1 ficou assim com dois sensores 4K, cada um com lentes super wide, que vão capturar imagens que depois são "combinadas" já em terra para oferecer aos assinantes do serviço a sensação de estarem no espaço. Desde que tenham uns óculos de realidade virtual, claro.

A Space VR vem agora anunciar que estão reunidas todas as condições para o lançamento daquele que denomina como “o primeiro satélite com câmara de realidade virtual integrada” avançar.