Quantas vezes, durante um dia de trabalho, não resiste a dar uma espreitadela no Facebook, escrever qualquer coisa no Twitter ou ler aqueles emails engraçados, sem sequer se preocupar com as consequências disso?


A empresa Red e App juntou vários dados de estudos e publicou uma infografia que mostra o impacto que estas pequenas (ou grandes) pausas têm na produtividade.


Mostra a infografia que, em média, os funcionários fazem interrupções a cada 10,5 minutos, o que numa hora se traduz em 6 pausas. No total, 28% de um dia laboral é gasto com interrupções e tempo de recuperação de tarefas, ou seja, num dia de trabalho normal de 8 horas os funcionários despendem em média 2 horas nas distrações com redes sociais ou no email.


No entanto, 45% das pessoas acreditam que conseguem realizar mais que uma tarefa ao mesmo tempo, algo que segundo o estudo é desfavorável à produtividade visto que tarefas realizadas em simultâneo levam em média 30% mais tempo a serem finalizadas do que se fossem feitas sequencialmente.


Todas estas escapadinhas têm consequências significativas, neste caso, na economia americana visto que a acumulação de visitas ao Facebook, Twitter e email, custa 650 mil milhões de dólares por ano, calcula a empresa.


Com mais de mil milhões de posts a serem publicadas por dia no Facebook, 400 milhões de tweets e 62 mil milhões de email enviados, percebe-se que estas pausas são (quase) inevitáveis para a maioria dos trabalhadores.



Veja abaixo a infografia completa, com todos os dados recolhidos pela empresa.






Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico