Se já era um assíduo utilizador de internet em 2006 e estava por dentro da cultura paralela que por aqui efervescia então este vídeo é-lhe certamente familiar. Chama-se Shoes e é uma paródia musical à rivalidade entre irmãos e à adolescência, criada por Liam Kyle Sullivan. Esta terça-feira a Vice dá nota dos 10 anos de existência do clip.

O enredo consiste na história de Kelly, uma teenager com um irmão gémeo. No dia do seu aniversário recebe um peluche, enquanto este ganha um computador e um carro. Kelly sai de casa para "comprar o que quer" e o resto do vídeo é uma maratona de compras de sapatos entre a teenager e as amigas, que culmina com uma festa na piscina. Tudo ao som de uma música que repete o apelo com insistência: Let's get some shoes.

Em entrevista à revista Vice, Liam Sullivan revela que na época escrevia textos humorísticos para peças de teatro, séries, publicidade e outros projetos. Quando surgiu o YouTube, Liam tinha acabado de comprar um domínio onde publicava alguns dos seus trabalhos. Inicialmente, Kelly não foi pensada para o site de partilha de vídeos mas para este espaço. "A criação da personagem demorou imenso tempo. Eu comecei por falar como a Kelly no carro, conduzia por aí e só dizia “cala-te” e lembro-me da primeira vez que interpretei a personagem em público, ainda sem ter o seu aspeto: “era só um gajo a reproduzir uma voz parva", disse o americano.

Liam garante que nunca planeou nem esperou uma receção tão positiva ao vídeo, até porque "não tinha ideia de que alguém estaria interessado naquilo que ele tinha para dizer".

O vídeo é considerado um dos primeiros vídeos virais a contagiar a internet e conta hoje com 58 milhões de visualizações, longe do suficiente para conquistar um lugar no top 10 dos vídeos mais visualizados do YouTube que é neste momento liderado por Psy e o videoclip de Gangnam Style com 2.558 milhões de visualizações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.