Poucas horas depois de ter dado início a uma série de testes com carros autónomos na cidade norte-americana de São Francisco, a Uber já está a braços com os primeiros problemas.

Esta quarta-feira, numa das suas viagens experimentais, um dos veículos passou um sinal vermelho que antecedia uma passadeira. O incidente foi gravado pela câmara de bordo de um taxista, que se encontrava estacionado na berma da estrada e mostra que na altura da ocorrência já um peão se atravessava na via.

Esta situação foi especificamente declarada como tendo origem num "erro humano", mas uma utilizadora do Twitter publicou uma fotografia na rede social que dá conta de que este não foi um acontecimento isolado. Ao Examiner, Annie Gaus disse que o Uber, esteve quase a bater no carro onde circulava.

A empresa norte-americana não solicitou uma licença para realizar testes com carros autónomos no estado da Califórnia, mas alega que a presença física de uma ou mais pessoas no interior do veículo a isenta dessa necessidade. Estes incidentes não vão alterar a postura da empresa relativamente ao assunto, uma vez que a empresa já declarou oficialmente que a culpa é de quem seguia nos carros e já suspendeu os condutores envolvidos em ambos os casos.