SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 15 Mai 2012 às 12:09

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Protótipo da Leica é a câmara mais cara do mundo

O exemplar em questão faz parte de um lote de 25 câmaras analógicas de 35mm produzido em 1923 para testes. Destes equipamentos, conhecidos como 0-Series, terão resistido apenas uma dúzia de máquinas, uma delas foi agora vendida por 2,16 milhões de euros.

Uma câmara analógica de 35mm da Leica sagrou-se ontem a máquina fotográfica mais cara alguma vez vendida, ao ser arrematada por 2,16 milhões de euros, num leilão, em Viena de Áustria.

O equipamento em questão faz parte de um lote de 25 câmaras produzido em 1923, para testes. Tanto quanto se sabe, dos equipamentos que ficaram conhecidos como 0-Series apenas 12 terão sobrevivido até aos dias de hoje.

Segundo relata a imprensa internacional, o valor foi atingido em quatro minutos de licitações, que começaram no valor base de 300.000 euros. Menos de cinco minutos chegaram para fazer o valor disparar para os 1,8 milhões - valor que, acrescentados os impostos e comissões devidos, resulta nos 2,16 milhões transacionados.

Nome da imagem

O recorde anterior era detido por outro exemplar do mesmo modelo, que tinha sido comercializada pela módica quantia de 1,32 milhões de euros, em 2007.

A marca, que marcou a história da fotografia analógica, tem sabido adaptar-se às novas tendências e assegurar o seu lugar no mercado - nomeadamente através da transição para equipamentos digitais que frequentemente vemos distinguidos entre os da sua classe.

Para além da qualidade, a Leica é conhecida pelos preços, nem sempre ao alcance de todas as carteiras. Outros dos exemplos recentes disso é o modelo recentemente criado em parceria com a Hermès.

Trata-se de uma edição especial do modelo M9-P. A câmara digital de 18 megapixéis estará disponível em dois pacotes com diferentes acessórios, um a comercializar por 25.000 dólares (M9-P Edition Hermès) e outro por 50.000 dólares (M9-P Edition Hermès - Série Limitée Jean-Louis Dumas).

A acompanhar o lançamento desta edição, a marca disponibilizou um vídeo que ilustra a forma como foi criada a máquina, que talvez possa ajudar a explicar o preço.





Nota da Redação: O artigo foi corrigido numa referência às características da Leica M9-P.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

Data compressionVer

Soft. e Com. Compressão de dados. Técnica que permite reduzir ao máximo o tamanho de um ficheiro de dados, com ou sem alteração da informação original. Estas técnicas podem ser incorporadas no ...

Glossário

Tags

4571 resultados
1655 resultados
1441 resultados
1136 resultados
930 resultados