A notícia foi dada por Robin Li, CEO da Baidu, numa entrevista ao The Wall Street Journal depois de, no passado mês de setembro, ter anunciado que o fundo Apollo (plataforma aberta destinada a suportar todos os principais recursos e funções de um veículo autónomo) vai ser investido em 100 projetos do segmento, nos próximos três anos.

Entre as empresas participantes do consórcio chinês está a Microsoft, que colabora desde julho com o grupo Baidu, no desenvolvimento de tecnologias em veículos autónomos em todo o mundo.

Já em abril deste ano, Londres deu início aos testes com um autocarro autónomo à volta das zonas públicas pedonais de Greenwich, perto do Laboratório de Mobilidade Inteligente do Reino Unido.

O autocarro - apelidado de Harry - contava com 4 lugares sentados, não tinha volante ou quaisquer outros controlos visíveis, e podia alcançar uma velocidade máxima de 16 km/h.

São vários os fabricantes de carros que se têm juntado a gigantes tecnológicas no segmentos dos veículos autónomos, como a Intel, fabricante de chips americana,que tem parceria com a Waymo, divisão autónoma da Alphabet dedicada a fabricar veículos e que prevê construir carros semiautónomos em dois anos.