Apresentados na CES 2017, os dois robots da LG começam esta sexta-feira a trabalhar como funcionários do Seoul Incheon International Airport na Coreia do Sul. Como os nomes indicam, um dos robots serve como guia, para auxiliar os clientes que tenham dúvidas sobre o local para onde se devem deslocar, e o outro é um robot de limpeza mais inteligente que os que existem atualmente no mercado.

O Guide Robot pode acompanhar os passageiros até ao devido terminal, consegue fornecer informações sobre direções e horas de embarque e fala, para já, quatro línguas: coreano, inglês, chinês e japonês. O lado menos positivo do robot é que pode não ser o melhor guia nos casos em que está atrasado para apanhar o avião, visto que só se consegue deslocar a uma velocidade lenta, mais ou menos como se fosse a andar calmamente.

O Cleaning Robot é considerado um robot de limpeza mais inteligente porque consegue detetar as áreas que necessitam de uma limpeza mais frequente, armazenar essa localização e calcular o percurso mais prático e rápido para lá chegar.

Este é um passo importante para a LG, que tem planos para desenvolver e expandir mais o seu mercado de robots inteligentes. Claro que, de momento, os robots ainda têm funções muito limitadas mas não deixa de ser o começo de algo que a empresa acredita ser o futuro.