Em 2010 o mercado deverá receber uma nova edição do computador de baixo custo da
One Laptop Per Child, organização liderada por Nicholas Negroponte. Esta segunda geração ficará marcada por diferenças significativas face à primeira, sobretudo ao nível do design.
O XO-2, como já é chamado, deverá ter metade do tamanho do actual XO, será mais leve e terá uma aparência menos infantil. Outra diferença será o duplo ecrã táctil articulado entre si.
O consumo energético do equipamento também será melhorado, reduzido o nível de electricidade necessário para garantir o seu funcionamento, da mesma forma que o preço. Prevê-se que ronde os 75 dólares, embora se saiba que também na versão anterior havia desde o início uma estimativa de preço que, pelo menos até à data, ainda não foi possível atingir. Os 100 dólares que até acabaram por dar segundo nome ao projecto, também muito conhecido por
laptop de 100 dólares.
A OLPC, que divulgou as informações relativas à segunda geração do equipamento, juntamente com algumas imagens, sublinha que a nova estimativa de preço tem em conta espectáveis melhorias ao nível do
hardware,
software e processadores, que garantirão a meta.
Depois de muita especulação o OLPC acabou por chegar ao mercado apenas em Novembro do ano passado e desde então vendeu cerca de 600 mil equipamentos. Antes da chegada da segunda geração de equipamentos será lançada uma versão 1.5, que mantém o design da primeira, mas elimina algumas componentes e reduz o preço. Será lançada no primeiro semestre do próximo ano.