Hacker russo conhecido como “rei do spam” apanhado depois de repetir passwords no iTunes

Peter Levashov foi detido no final da semana passada, em Espanha, e o FBI já revelou pormenores da operação. Nomeadamente, a básica armadilha de cibersegurança criada para o apanhar.

tek hacker hack financeiro

Também conhecido por “Peter Severa” ou “Peter do Norte”, o hacker russo usaria as credenciais de acesso da sua rede criminosa para fazer o log in em serviços online como o iTunes, avança a Wired. E foi a partir dessa “má utilização” que as autoridades conseguiram detê-lo enquanto passava férias em Espanha.

O hacker é acusado de ter operacionalizado, durante um longo período de tempo, a botnet Kelihos, uma rede global de computadores que inundava caixas de correio eletrónico em todo o mundo com spam, roubava credencias de acesso a contas bancárias dos utilizadores e disseminava malware através da internet.

Estima-se que as atividades em que Levashov esteve envolvido tenham afetado cerca de 100 mil computadores em todo o mundo, 5 a 10% dos quais localizados em território americano.

Aquando da detenção do “rei do spam”, alguma imprensa terá afirmado que a operação também estaria relacionada com a possibilidade de envolvência do hacker nos supostos ataques informáticos às mais recentes eleições presidenciais norte-americanas, mas o Departamento de Justiça não faz qualquer menção ao assunto nos pormenores apresentados sobre o caso.

Como parte da operação, também foi revelado que a própria botnet Kelihos acabou desmantelada, destruindo-se os três domínios usados para gerir a rede - gorodkoff.com, goloduha.info e combach.com.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    13%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    39%