IBM bate recorde de precisão com novo sistema de reconhecimento da fala

A marca está cada vez mais perto de atingir a paridade humana no que toca à percepção oral do discurso proferido por outros interlocutores. Na prática, as inovações neste campo significam conversas mais fluídas entre máquinas e humanos.

tek cortana

Apesar de implementados em inúmeros produtos tecnológicos, os sistemas de reconhecimento da fala são ainda demasiado falíveis. São competentes quando articulados com assistentes digitais, com os quais só precisamos de interagir através de ordens que se podem explanar em frases curtas, mas pouco precisos em tarefas mais complexas, como a conversão de uma mensagem ditada para texto, por exemplo. A IBM, no entanto, está a fazer os possíveis para afinar estes sistemas.

Esta segunda-feira, a tecnológica norte-americana anunciou que conseguiu bater o recorde de precisão na conversão automática de discurso oral para escrito com um novo software que alcançou uma taxa de erro de 5,5%. A melhor marca anterior também foi alcançada pela IBM, em 2016, e era de 6,9%.

A empresa esclarece em comunicado que os testes foram feitos durante um diálogo onde duas pessoas mantiveram uma conversa sobre hábitos quotidianos, uma técnica padrão na indústria desde os anos 90. Para alcançar esta nova marca, a IBM combinou um sistema LSTM (Long Short Term Memory ou Longa Memória de Curto Prazo, em português), um modelo de linguagem WaveNet e três modelos acústicos.

A empresa está agora mais perto daquilo que considera ser o equivalente ao cérebro humano, no que toca à percepção do discurso proferido por interlocutores. A indústria considerava que para alcançar a paridade humana bastava chegar à marca dos 5,9%, mas a IBM declara agora que esse nível só deverá ser alcançado aos 5,1%.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    37%

  • Prefiro jogar no computador

    38%