“Mãe” da Google quer dados de saúde de 10.000 voluntários. Tudo para prevenir doenças

Chama-se Baseline, é um projeto da Verily, a unidade especializada em ciências da vida da Alphabet, e assenta num estudo que abrange 10 mil pessoas para fazer um "mapa do corpo humano".

tek baseline google

Ao contrário de outras iniciativas centradas em doenças específicas, o Baseline pretende recolher um grande volume de dados, com recurso a um conjunto variado de ferramentas de diagnóstico. O objetivo é ajudar os investigadores a detetarem doenças muito mais cedo, desde cancro a problemas cardíacos.

Depois de os dados serem recolhidos, a Google irá fazer uso de todo o seu poderio computacional para analisar a informação e encontrar padrões, denominados bio marcadores, avança o Wall Street Journal.

A grande questão que se coloca é a da privacidade dos participantes, ainda mais quando estão em causa dados relacionados com a saúde. Mas segundo os seus promotores, o Baseline vai ter comissões independentes de supervisão e a garantia de que os dados não vão ser partilhados com quaisquer companhias seguradoras, refere o WSJ.

Além disso os dados são recolhidos por clínicas de saúde e a informação resultante só é partilhada com a Google depois de tornada anónima, assegura-se.

 

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    13%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    39%