NASA divulga primeiras fotos reais de Trappist-1 e dos seus sete planetas idênticos à Terra

Depois das imagens conceptuais que representaram a descoberta de um novo sistema com sete planetas supostamente de dimensões e condições idênticas às oferecidas pelo planeta Terra, chegam agora as primeiras imagens reais.

tek planeta terra

Dada a distância deste sistema recém-descoberto, a sua existência demorou 40 anos a chegar ao conhecimento da comunidade científica, mas agora o telescópio Kepler tomou conta do "assunto". Relativamente às imagens, e para que a expectativa não seja maior, que fique desde já claro que são muito poucos pixéis, os mostrados num pequeno "vídeo".

A animação divulgada a partir do Twitter mostra a quantidade de luz detetada por cada ponto, numa pequena parte da lente a bordo do telescópio espacial, explica a NASA.

A luz da Trappist-1, a pequena e fria estrela pertencente ao grupo das chamadas anãs vermelhas, “rainha” deste sistema, é o ponto mais claro no centro da imagem.

Os sete planetas que orbitam a Trappist-1 não são diretamente visíveis. Contudo “aparecem” pelas oscilações do brilho da estrela, sinal de que cruzaram o campo de visão do telescópio que os observava.

Quando revelou a existência do sistema, a NASA já tinha mostrado renderizações de como "tudo" funciona.

Estas são, por sua vez, algumas das imagens de conceito que têm sido mostradas desde que a notícia correu o mundo.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

• Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox