Openoffice.org em português com 100 mil downloads desde Fevereiro

A mais recente versão da suite de produtividade OpenOffice.org em português atingiu nos primeiros dois meses de vida um recorde de downloads superior a 100 mil vezes.

Desde que ficou disponível no passado mês de Fevereiro o pacote de produtividade Openoffice.org, na versão em português, já foi descarregado perto de 103 mil vezes.

Os números são disponibilizados pela comunidade portuguesa responsável pelo desenvolvimento do produto de código aberto, que pode ser descarregado online de forma gratuita e revela um crescimento exponencial do número de descargas nos primeiros dois meses após o lançamento de uma nova versão.

A versão em português do OpenOffice 3.1, o produto anterior, foi descarregada nos primeiros dois meses de vida pouco mais de 81 mil vezes e a versão lançada antes dessa, cerca de 51,5 mil vezes. A versão 3.2 somou, no mesmo período, 102.816 downloads.

"Isto torna o OpenOffice.org 3.2 na versão com mais rápida adesão em Portugal, e demonstra sua crescente utilização no nosso país", defendem os responsáveis pelo desenvolvimento da versão, sublinhando que os números apresentados não incluem os utilizadores que já vêm com o sistema pré-instalado ou cópias que foram usadas para múltiplas instalações.

Desde o lançamento da primeira versão 3 do produto, em Outubro de 2008, a configuração em português do OpenOffice chegou a mais de meio milhão de PCs (541.929 downloads). A estes números é ainda preciso juntar 450.000 instalações no portátil Magalhães, 110.000 referentes ao Kit Tecnológico da Educação e os 60 000 computadores do e-escola com Linux Caixa Mágica.