Primeiro telefone com sistema operativo da Mozilla chega em 2013

Final de 2012, início de 2013. É este o horizonte temporal previsto para o lançamento do primeiro SO móvel da criadora do Firefox. A plataforma é baseada na Web e vai estrear-se em modelos a comercializar no Brasil, numa parceria com a Telefónica.

Primeiro telefone com sistema operativo da Mozilla chega em 2013
O primeiro sistema operativo móvel desenvolvido pela Mozilla deverá começar a chegar aos primeiros utilizadores já no "final de 2012, início de 2013". A revelação foi feita pelo CEO da Fundação, Gary Kovacs, numa apresentação pública no Brasil, país escolhido para dar início à disponibilização da plataforma.

O sistema operativo em causa - conhecido como "Boot to Gecko" (B2G), por ter por base o motor de renderização Gecko, usado no browser Firefox e no cliente de email Thunderbird - apresenta-se como uma plataforma baseada na Web, que deverá permitir levar funcionalidades próprias dos smartphones a dispositivos mais fracos ao nível do hardware.

Deverá também poder usado a partir de qualquer smartphone da "concorrência", uma vez que o acesso a este SO é feito a partir de um qualquer browser.

O sistema operativo, baseado em HTML5, vai estrear-se no Brasil através de uma parceria com a Telefónica para comercialização de terminais (ainda por anunciar) desbloqueados e com acesso à plataforma. Mantém-se também a agenda para expansão da plataforma a outros territórios.

Os planos agora revelados por Gary Kovacs em São Paulo vêm ao encontro do que foi antecipado em julho de 2011, quando a Fundação revelou estar a trabalhar num "sistema operativo completo e independente para uma Web aberta", rompendo com o "estrangulamento levado a cabo pelas tecnologias proprietárias no mundo dos dispositivos móveis", numa primeira fase dirigido a smartphones e tablets.

O B2G é basicamente um kernel de Linux com drivers para os equipamentos em questão, detalhou agora o vice-presidente de área de produto da Mozilla, numa entrevista à imprensa internacional. De acordo com Jay Sullivan, o SO "é só o motor de renderização Gecko. É um kernel de Linux e usa os mesmos drivers que o Android. Por isso, os fabricantes podem pô-lo a funcionar [nos seus equipamentos] em poucos dias".



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Nota da Redação: Foi corrigida uma troca de números no primeiro parágrafo e a referência ao Thunderbird.

Votação TeK

O Mobile World Congress vai, mais uma vez, ser palco de grandes lançamentos, alguns deles já começados a desvendar. Qual a marca que poderá surpreender mais?

  • Alcatel

    2%

  • Huawei

    26%

  • Lenovo

    7%

  • LG

    8%

  • Nokia

    23%

  • Samsung

    25%

  • Sony

    5%