Reino Unido: escolas de condução vão avaliar "jeito" para usar GPS

Os exames de condução vão passar a realizar-se com um sistema de navegação por satélite que terá de ser montado, ligado e usado pelo aspirante a condutor. É uma forma de "nos assegurarmos que os exames de condução ainda são relevantes no século XXI", disse o ministro dos Transportes britânico.

tek gps

Com a tecnologia a desempenhar um papel cada vez mais preponderante na indústria automóvel, o Reino Unido decidiu implementar uma nova unidade de avaliação nas escolas de condução de todo o país. Numa revisão que foi recentemente conduzida a todo o programa letivo das escolas britânicas, a DVSA (Driving and Vehicle Standards Agency), entidade responsável pelo licenciamento de instrutores e pela regulação aplicada em exames de condução, integrou um novo parâmetro que prevê a aferição de competências do aluno para a navegação com sistemas de GPS. A decisão, disse a agência, foi tomada com base na necessidade de incluir "cenários mais reais nos exames" que consigam refletir com mais precisão as exigências que são hoje feitas aos condutores.

De acordo com a DVSA cerca de metade de todos os condutores de automóveis no Reino Unido recorre a um sistema de navegação por satélite através de aplicações móveis e aparelhos dedicados e, por isso, os alunos precisam de ser ensinados a funcionar com o sistema e a lidar com a distração que este pode representar.

Nos exames, os instrutores vão passar agora a fornecer um aparelho que será montado no carro pelo próprio aluno. A rota será definida pelo examinador e o examinando terá depois de a seguir.

"Estamos a assegurar-nos que os exames de condução são relevantes no século XXI e a introdução de sistemas de navegação nos mesmos, por exemplo, vai de encontro a esse mesmo objetivo", disse, à BBC News, o ministro dos Transportes britânico, Andrew Jones.

Os testes com GPS entram em vigor no próximo dia 4 de dezembro.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%