Como seria de esperar, Donal Trump é o nome mais referido nos posts que inundaram esta manhã o Twitter em Portugal, numa reação madrugadora ao resultado das eleições nos EUA.

A dúvida sobre quem ganharia as eleições no país mais poderoso do mundo estendeu-se durante algum tempo e os internautas portugueses mantiveram-se atentos à contagem dos resultados, recorrendo ao microblog para expressar a sua opinião… e sarcasmo.

Segundo o estudo que recorreu ao Buzzmonitor, foram colocados 2.872 posts na madrugada de hoje, e a grande maioria, cerca de 2.300, entre as 6 e as 8 da manhã, altura em que se oficializou a vitória de Donald Trump.

O comunicado da E.Life diz que Donald Trump é o candidato mais falado, com mais de 1.870 referências, cerca de 65% das menções relativas às eleições americanas. Hillary Clinton ficou pelos 10%.

Num tom habitual o sarcasmo dominou os tweets, com referências como “USA: 11/9 Queda das Torres Gémeas 9/11 Donald Trump ganha as eleições. 911 número de emergência”, “E ora bem o sujo do Donald Trump ganhou” ou “Fecha a casa branca, assim o Obama não sai e nem o Trump entra. VOLTA OBAMA”.

No top dos assuntos do momento no Twitter lidera a hashtag #TrumpPresident com 154 mil tweets e em Portugal o assunto em destaque é #Trump.

Recorde-se que o Twitter é uma das plataformas preferidas por Donald Trump que se mostrou sempre muito ativo na conta @realDonaldTrump.

O Google Trends tem também uma série de publicações sobre a evolução das pesquisas relacionadas com as eleições e os candidatos.