O dia 29 de julho foi a data limite que a Microsoft estabeleceu para todos os utilizadores do Windows 7 e 8/8.1 procederem à atualização gratuita para a versão mais recente do sistema operativo. Depois disso, muito se tem falado do Windows 10, desde a suposta “agressividade” do apelo à instalação até às dificuldades que vários utilizadores sentiram durante o processo.

Mas o que é certo é que já passou um ano desde o lançamento do Windows 10. E os dados mais recentes que a Microsoft divulgou apontam para 350 milhões de computadores com Windows 10 instalado e qualquer coisa como 135 mil milhões de horas de utilização. Aliás, tal como o TeK deu conta recentemente, mais de 40% dos computadores portugueses têm já instalado o sistema operativo em causa.

Nesse sentido, há alguns dias demos-lhe uma preciosa ajuda na decisão de atualizar ou não o seu computador com o Windows 10, sendo que as alternativas são simples: ou se mantém com o sistema operativo que veio de origem com o seu computador (ou com o que tem atualmente) ou atualiza.

Trocando de computador irá sempre ficar com o Windows 10 ao seu serviço, visto que todos os modelos novos estão já equipados com esta versão do sistema operativo. Mas, se decidir atualizar somente a partir de sábado próximo, vai ter de abrir os cordões à bolsa. Nesse caso, é através do site oficial da Microsoft e do Windows 10 que poderá adquirir e descarregar o que é necessário.

Quanto a preços oficiais, esperamos que a Microsoft os divulgue, sendo que é provável que a partir de sábado já estejam bem visíveis no site referido, lado a lado com as opções de compra e download. A não ser que a empresa de Redmond estenda ligeiramente o prazo para a atualização gratuita…  

Seja como for, a recomendação do TeK é que proceda à instalação agora e enquanto a mesma não acarreta custos. Se já está decidido a fazê-lo, atente nos seguintes pontos. Todos eles são importantes para esclarecer dúvidas de última hora ou garantir que o processo corre da melhor forma.

1 | Regressar à versão do Windows que estava a ser usada antes

Se o Windows 10 não se enquadrar dentro do que esperava ou precisa, não há problema. Pode regressar à versão do Windows que tinha antes, sendo que a Microsoft refere que não haverá alterações e que tudo ficará a funcionar devidamente. O processo indicado é tido como “rápido e indolor” e válido durante um mês. É como se fosse um período de experiência.

2 | Requisitos mínimos para a atualização

O objetivo de recordar este ponto em particular não é “chatear”, mas sim sublinhar aquela que é talvez a questão mais importante de todas: estará o computador à altura do Windows 10? estão reunidas as condições de hardware para iniciar e terminar a atualização?

A resposta é sim, desde que estejam reunidas as seguintes condições mínimas: Windows 7 com o Service Pack 1 ou Windows 8.1 com Update 2, processador a 1 GHz, 1 GB de memória RAM (2 GB para a atualização de 10º aniversário ou para versões 64-bits), pelo menos 16 GB de espaço em disco (20 GB para 64-bits) e placa gráfica compatível com DirectX 9. Qualquer computador com CPU de dois núcleos e 4 GB de  memória RAM vai correr o Windows 10 sem qualquer problema, diz a Microsoft, pois estas são as configurações recomendadas.

3 | Continuar a utilizar os programas atualmente instalados

Há efetivamente programas que podem deixar de ser compatíveis com a mais recente versão do sistema operativo, mas é suposto o processo de atualização avisá-lo caso seja esse o seu caso. A Microsoft afirma que praticamente todo o software que funciona em ambientes Windows 7 e 8/8.1, mas ainda assim pode haver um ou outro caso de incompatibilidade, principalmente com programas mais especializados e menos utilizados, eventualmente.

A única solução neste campo é verificar se e/ou quando o fabricante de cada programa em particular conta disponibilizar uma nova versão do mesmo, tendo em vista o bom funcionamento com o Windows 10.

4 | Garantia de boas condições para o processo de atualização

Este ponto é essencial: certifique-se de que a sua ligação à internet está estável e que dispõe do tempo necessário para que todo o processo de instalação do Windows 10 fique completo. É tudo automático e não existem demasiadas fases – ou necessidade excessiva de intervenção manual do utilizador –, mas convém que o processo não seja interrompido por quebras de energia ou falhas de ligação, por exemplo.

5 | Windows passa a ser mais um serviço do que um programa…

Esta é uma das razões pelas quais é aconselhável atualizar para o Windows 10, preferencialmente enquanto não se paga. A Microsoft promete que a partir de agora o sistema operativo receberá atualização e novas funcionalidades (via Windows Update) com regularidade e pertinência.

E é provável que uma próxima versão seja igualmente gratuita durante uns meses, tal como está a acontecer com o Windows 10. E manter o sistema operativo anterior significa ficar de fora de eventuais funcionalidades, apps e serviços que sejam disponibilizados gratuitamente. Recordamos que foi a primeira vez que a fabricante decidiu “oferecer” uma versão do Windows…

6 | A importância dos backups

Todos os seus ficheiros e definições ficaram a salvo e tal como estavam, é o que promete a Microsoft. E podemos dizer que, em todas as situações em que procedemos à atualização para o Windows 10, o processo correu às mil maravilhas (todas a partir do Windows 8.1).

Há uma opção que efetua uma instalação “limpa” e a partir do zero, mas não recomendamos a menos que o deseje e saiba efetivamente o que está a fazer. Depois de ter o Windows 10, é possível formatar o computador as vezes que quiser. Contudo, em qualquer dos casos recomenda-se que sejam efetuados backups de todos os dados e informações importantes que tem no computador.

7 | Número de computadores possíveis de atualizar

A mesma conta Microsoft permite atualizar os computadores que quiser, as vezes que quiser, sem limites (isto até sexta-feira, já que a partir de então deverá ser diferente). É necessário apenas que sejam máquinas que já têm as versões 7 ou 8/8.1 e que a nível de hardware e componentes reunam efetivamente as condições mínimas ou recomendadas, de preferência.  

Por fim, alertamos para o facto de a Microsoft ter preparado um excelente guia de apoio ao processo de atualização e instalação do Windows 10, que pode encontrar no site oficial em português. Relembramos ainda que o Windows 10 Anniversary Update chega já na próxima terça-feira, dia 2 de agosto, pelo que a partir desse dia será normal que o seu Windows 10, se já o tiver instalado, comece a solicitar esta nova atualização.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.