Como o TeK já tinha adiantado, os óculos PlayStation VR “aterram” hoje em Portugal. O headset é a materialização da aposta da fabricante japonesa de videojogos na área da realidade virtual e quer levar o utilizador a experienciar mundos imaginários como nunca antes.

Portugal está no conjunto dos primeiros países que vão receber o PlayStation VR, ao lado dos Estados Unidos, o que pode sugerir que o país está a ganhar destaque na lista de prioridades estratégicas da empresa nipónica.

Este “capacete” de realidade virtual é composto por um ecrã OLED de 5,7 polegadas munido de tecnologia 3D. Além disso, foi concebido para apresentar uma latência reduzida e uma visualização sem interrupções e mais imersiva, com 120 fotogramas por segundo.

O PlayStation VR é o dispositivo porta-estandarte com que a tecnológica quer revolucionar a experiência dos videojogos. Por isso, o headset vem equipado com um sistema de áudio envolvente, para que o utilizador possa sentir-se ainda mais como um participante ativo nas suas próprias aventuras virtuais.

Também traz um microfone integrado para facilitar conversas com amigos online.

Até ao final do ano, é esperado que a linha de jogos para o PlayStation ultrapasse os 50 títulos, entre os quais se poderão contar o “Batman: Arkham”, o “Resident Evil 7: Biohazard”, o “Robinson: The Journey” e o “Farpoint”.

Ao mesmo tempo, o PS VR apresenta um conjunto de conteúdos que pretendem mostrar o potencial dos óculos, como um documentário narrado pelo emblemático David Attenborough, em que o utilizador é “atirado” para os oceanos do Período Cambriano e levado a descobrir as origens da vida e os primeiros seres vivos que habitaram a Terra.

O PS VR começa a ser vendido hoje a um preço recomendado de 399,99 euros, em superfícies comerciais como a Fnac, o El Corte Inglés e a Worten.