Um novo estudo realizado veio gerar a confusão no mundo científico. Até ao momento pensava-se que apenas os polos lunares continham água, mas agora, como sugere o estudo, acredita-se que por baixo de toda a superfície da Lua podem ser encontrados vestígios de água. Só não se sabe ao certo a quantidade existente.

Foi através da análises de rochas lunares que os cientistas detetaram a existência de pequenos vestígios de água dentro de esferas de vidro. Estas esferas foram formadas por uma erupção de magma proveniente do centro da Lua à milhares de milhões de anos, acabando por "prender" e preservar alguns vestígios de água.

Depois de verificarem este feito, os cientistas analisaram dados de satélite recolhidos por um aparelho indiano em órbita lunar para confirmarem, ao certo, onde é que estavam estas pequenas esferas de vidro. Os resultados mostram que, para além dos polos, existem vários pontos da superfície lunar com material vulcânico rico em água.

tek lua agua

Durante muito anos acreditava-se que a Lua estaria completamente seca mas, em 2008, os cientistas encontraram vestígios de água em pequenas esferas de vidro nas rochas recolhidas durante a missão Apollo, de 1970. A partir desse ponto foram reunidas mais evidências que atestavam a existência de água na Lua. A quantidade exata  continua a ser um mistério, mas as possibilidades dão agora espaço para que esta exista ao longo de todo o satélite natural.