O Windows 10 Fall Creators Update foi lançado esta quarta-feira. No entanto, se ainda não recebeu esta versão do software no seu PC, não se aflija: há sempre uma maneira de dar a volta ao problema.

Embora a Microsoft tenha determinado prioridade aos computadores mais recentes, cabe aos utilizadores decidirem se querem (ou não) a atualização o quanto antes. Para isso, basta verificar manualmente se existem updates disponíveis para o seu dispositivo através da página "Atualizar e segurança", que pode ser acedida através das "Definições do Windows".

Assim que optar por procurar atualizações, o Fall Creators Update será automaticamente descarregado se já estiver disponível para o seu computador - note que poderá utilizar o seu dispositivo sem qualquer tipo de restrição durante o download.

Uma vez terminado, o Windows vai questioná-lo acerca do melhor horário para proceder à instalação do software, sendo que é possível agendá-lo para um período à sua escolha ou dar início à mesma.

Se, por outro lado, o seu computador não descarregar qualquer ficheiro e lhe der a notificação de que tem o PC atualizado, significa que o Fall Creators Update ainda não está disponível para o seu equipamento.

Veja como vai ficar o Windows 10 com a próxima atualização
Veja como vai ficar o Windows 10 com a próxima atualização
Ver artigo

Neste caso, a Microsoft desencoraja-o de tentar qualquer outra alternativa disponível. Como sublinha a empresa, a estratégia por detrás do lançamento faseado desta atualização prende-se com a intenção de ouvir o feedback dos primeiros utilizadores do software, de forma a que o maior número de pessoas possa ter acesso à melhor experiência possível.

Segundo a Microsoft, esperar será a melhor maneira de tirar proveito desta nova versão do Windows 10. Tal como aconteceu nas versões anteriores, os utilizadores não terão de fazer nada para a instalar se a quiserem receber automaticamente. Assim que a empresa tiver disponível a versão mais adequada às necessidades do seu computador, não tardará a receber uma notificação a relembrá-lo da necessidade de agendar a instalação.

Em alternativa, há ainda a possibilidade de forçar a instalação. O aviso, no entanto, é deixado pela empresa que aconselha apenas os utilizadores avançados a prosseguirem com esta opção.

Para a concretizar, contudo, pode utilizar uma de duas formas: recorrer ao Update Assistant ou correr a Media Creation Tool.

Para utilizar o primeiro método terá de aceder a este site e clicar em "Update Now". Tenha em conta, porém, que vai precisar de uma versão licenciada do Windows 10 para conseguir utilizar esta estratégia com sucesso.

A Media Creation Tool está disponível para download no mesmo site, mas vai obrigá-lo a reinstalar o Windows 10 ou a fazer a chamada "instalação limpa".

Se tiver qualquer tipo de feedback a comunicar acerca da sua experiência com o Fall Creators Update do Windows 10, envie os seus comentários através deste link.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.