A AMD anunciou o lançamento de novos chips com capacidades de inteligência artificial para computadores de secretária e portáteis, que devem chegar a equipamentos da HP e da Lenovo ainda durante o segundo trimestre.

Os computadores com capacidades de IA são a grande expectativa para este ano, com várias marcas a trabalhar nesta área, para renovarem rapidamente as suas linhas para produtos com estas capacidades.

Espera-se aliás que os computadores com suporte para IA sejam um dos grandes dinamizadores de crescimento das vendas do mercado de PCs este ano e um acelerar do ciclo de renovação de equipamentos.

Uma previsão recente da Canalys antecipa já que este ano serão vendidos cerca de 50 milhões de PCs com capacidades de IA. As previsões da Gartner, também para este ano, chegam a um valor ainda acima deste, prevendo vendas de 54,5 milhões de PCs com IA este ano, cerca de 22% do total.

Os novos Ryzen PRO 8040 Series foram desenhados para portáteis empresariais e estações de trabalho, segundo a AMD. A linha Ryzen PRO 8000 Series vai ser usada em desktops de uso profissional. Ambos são descritos pela AMD como “os chips mais potentes apresentados até ao momento para computadores empresariais”.

Os PCs com IA fazem uso de processadores mais potentes e com uma arquitetura preparada para “ler” grandes modelos de linguagem e aplicações potenciadas por inteligência artificial generativa localmente no dispositivo e não apenas via cloud.

Por causa disso, são capazes de dar suporte a um conjunto de novas tarefas que fazem uso destas tecnologias. Em comunicado, a AMD deixou algumas notas sobre o principal contributo que os novos chips vão dar às empresas. Foca as áreas da automação e eficiência, abreviando tarefas repetitivas, resumindo informações rapidamente e fornecendo tradução e transcrição para videochamadas.

Aborda também as tarefas de otimização e manutenção preditiva, potenciadas por ferramentas de GenAI, capazes de compreenderem potenciais falhas nos dispositivos e detetar precocemente quebras de desempenho.

Destaque ainda para o suporte para novas ferramentas de edição de conteúdos e para vantagens em termos de segurança, incluindo na deteção automática de ameaças, diagnóstico e resolução mais rápidos de problemas de segurança.

Neste mercado a AMD enfrenta a concorrência da Intel e da Nvidia, que também já fizeram alguns anúncios e parcerias com fabricantes de equipamentos e que durante o resto do ano farão outros.