A empresa de cibersegurança ESET disponibilizou no Google Play uma aplicação que os utilizadores Android podem descarregar para evitarem ser afectados pela falha de segurança que permite o acesso remoto aos dados do telemóvel.

A app ESET USSD Control verifica todos os números de telefone associados à conta do utilizador na tentativa de descobrir algum número malicioso através do Serviço de Dados Suplementares Estruturados (códigos USSD). Caso o telemóvel esteja vulnerável, o utilizador pode ver todos os seus contactos, mensagens, imagens, vídeos e emails serem apagados remotamente por piratas informáticos. Os ataques acontecem através do envio de uma mensagem, de um link ou através da leitura de um código QR.

Sempre que um número malicioso é detetado, a aplicação abre uma janela de alerta e bloqueia automaticamente todas as ações desse número. A empresa chama a atenção para o facto de uma vez instalada, a aplicação correr em segundo plano sem haver indicação da execução do processo.

"O ESET USSD Control é uma aplicação que permite ao utilizador verificar números de telefones maliciosos antes de serem executados pelo telefone. Bloqueia também páginas de Internet maliciosas", escreve em comunicado de imprensa Tibor Novosad, responsável pela unidade de aplicações móveis da ESET.

A aplicação pode ser descarregada no Google Play e é compatível com todos os smartphones Android com versão igual ou superior à 2.0.1.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico