A Microsoft continua a manter fresco o interesse de jogadores e programadores na Xbox One. Depois de uma mega-atualização no ano passado, com a chegada do Windows 10, anunciou recentemente a possibilidade de jogar online com outras plataformas e deixou em aberto a hipótese de a consola ter atualizações de hardware.

Mas o centro nevrálgico do ecossistema está agora ligado ao sistema operativo e esta semana foi partilhada uma novidade: as apps universais vão chegar à consola no verão.

Na prática são aplicações que podem ser executadas em qualquer dispositivo Windows 10 sem grandes complicações. O mesmo código-fonte, vários dispositivos

Neste sentido a consola vai tornar-se mais apelativa pois vai ganhar acesso a várias aplicações desenvolvidas já para desktop e mobile, mas poderá incentivar à criação de novos projetos junto dos developers.

Um exemplo: a aplicação Meo Go é agora uma app universal do Windows 10. Isto significa que no verão será possível ter o serviço na Xbox One tal como existe para telemóveis, tablets e PC.