A Apple atualizou o mapa australiano na aplicação de geolocalização do iOS6, depois de ter visto a polícia da região de Victoria aconselhar os condutores a não utilizarem os Apple Maps por serem "potencialmente letais". A resposta chega pouco mais de 24 horas depois de a polémica se ter espalhado pela imprensa internacional.

Segundo relata o The Guardian, quando é feita uma pesquisa pela cidade de Mildura na aplicação de mapas, o resultado já aponta para a cidade em questão e não para o meio de um parque natural para onde tinha enviado quatro camionistas nas últimas semanas, que tiveram que ser socorridos pelas autoridades.

O terreno difícil, a falta de rede móvel, a falta de água e a temperatura de 46 graus centígrados que nesta altura do ano afeta o Murray-Sunset National Park, a cerca de 70 quilómetros da localização "original" de Mildura, fizeram que com que alguns condutores passassem um mau bocado, levando a polícia a emitir o alerta.

Mas segundo apurou o The Register, um outro meio britânico, a falha pode até nem ter sido responsabilidade única da Apple. No Australian Gazetteer, uma base de dados com mais de 300 mil nomes e localizações geográficas de lugares na Austrália, existem duas referências à cidade de Mildura. Uma corresponde à cidade real, e a outra corresponde a uma Rural Mildura e que supostamente fica dentro do parque natural para o qual os mapas da Apple apontavam.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico