Aos 57 anos, Peggy Whitson completa esta segunda-feira, 24 de abril, 535 dias no Espaço ao longo de três missões de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

O recorde anterior era de Jeff Williams, que acumulou 534 dias além Terra. E se tudo correr como planeado, até terminar a atual missão, Peggy Whitson vai acabar por superar o colega com uma margem significativa, já que quando regressar à Terra, terá completado 650 dias no Espaço.

O feito da astronauta deu direito a um telefonema do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e de sua filha Ivanka, para a ISS, transmitido em direto pela TV Nasa.

A marca inédita desta segunda-feira vem juntar-se a outras. Em 2008, Peggy Whitson tornou-se na primeira mulher a ser comandante da Estação Espacial Internacional e, a 9 de abril, passou a ser a primeira mulher a comandar a estação espacial pela segunda vez.

Também detém o título de mulher mais velha a participar de uma missão da NASA, assim como o recorde de maior quantidade de caminhadas espaciais. 

Fique com algumas das imagens publicadas através da conta @AstroPeggy no Twitter.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.