Em declarações ao Wall Street Journal, um responsável da companhia explicou que esta está pronta para avançar com testes ao seu sistema de condução autónoma. A tecnologia já está a ser testada na China, mas a empresa tem vindo a trabalhar para poder estender os testes aos Estados Unidos e em breve vai começar a fazê-lo. Já tem uma operação local que vai dar suporte aos testes.  

Até final de 2018 a Baidu quer ter uma oferta comercial nesta área. Um dos planos conhecidos é a intenção de criar shuttles guiados por sistemas de condução autónomos. A empresa já teve oportunidade de explicar que a definição de trajetos fixos, com acesso controlado, traz mais garantias de segurança e evita aquele que tem sido um dos grandes desafios para a Google: adaptar o sistema de condução dos seus veículos à imprevisibilidade dos condutores humanos. Esta será por isso uma das estratégias da empresa, que no seu negócio core está focada no mercado asiático, mas nesta nova área de negócio está claramente a piscar o olho ao Ocidente.  

Os testes ao sistema de condução autónomo desenvolvido pela Baidu já decorrem na China desde finais do ano passado. O veículo usado é um BMW Serie 3, mas a empresa já tem contratos com vários fabricantes de automóveis chineses para integrar o seu sistema nos seus primeiros veículos autónomos.