A BlackBerry anunciou esta semana o lançamento de um software de segurança para carros autónomos. O programa, que foi batizado com o nome de Jarvis, está a ser aprimorado para integrar veículos do futuro e a sua principal funcionalidade é identificar falhas de segurança nos carros.

A empresa adianta ainda que o software está a ser vendido às fabricantes automóveis com planos para desenvolver modelos autónomos, mas explica que o Jarvis pode ser adaptado para desempenhar o mesmo tipo de tarefa nos sistemas das indústrias médicas.

O sistema funciona com base numa plataforma online onde os programadores podem submeter qualquer tipo de ficheiro para receber um relatório acerca da segurança desse dado elemento. O Jarvis já foi testado pela Jaguar Land Rover e os resultados foram bastante positivos, reduzindo o tempo de correção de código errado dos 30 para os 7 minutos.

Neste momento a marca tem vários acordos celebrados com marcas internacionais, como é o caso da Ford, da Qualcomm, da Denso, da Ford e da Delphi.