A RIM começou na semana passada a disponibilizar a versão 2.1 do sistema operativo para o seu tablet BlackBerry PlayBook, que vem introduzir novas funcionalidades de configuração, gestão de segurança, comunicações e suporte a aplicações Android.


O novo PlayBook OS 2.1 inclui como novidades ao nível da segurança a possibilidade de os utilizadores se poderem inscrever diretamente no tablet com o BlackBerry Mobile Fusion, carregando via wireless aplicações e perfis, bem como a encriptação total do dispositivo.


Ao nível das comunicações, por outro lado, a RIM refere melhorias no email e no software de gestão de informação pessoal (PIM), incluindo agora o modo Portrait para email, calendário e para os contactos. Ainda neste domínio, a empresa introduziu atualizações nas aplicações Blackberry Bridge, que passa a permitir a gestão de SMS no tablet PlayBook.


Por fim, entre "novas aplicações e conteúdos" anunciados para a nova versão do sistema operativo do PlayBook, inclui-se o suporte "melhorado" para aplicações Android, agora com suporte multi-janelas, câmara e pagamentos in-app.


Os utilizadores podem desde já atualizar o sistema operativo via ligação Wi-Fi, enquanto a RIM refere que a atualização via rede 4G/LTE deverá estar disponível a partir de novembro, dependendo da aprovação do novo sistema operativo pelos operadores de telecomunicações.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico