As estradas da cidade alemã de Munique vão ser as primeiras a ser percorridas pelos carros autónomos da BMW. Este plano faz parte de um programa de testes destes carros, que, numa primeira fase, serão cerca de 40 e vão integrar algumas funcionalidades de condução autónoma.

De acordo com a Reuters, a BMW tem observado com bastante atenção o crescimento de empresas como a Uber, que nasceram no mundo do software e da tecnologia mas que estão cada vez mais a aprofundar as suas raízes na indústria automóvel, particularmente no segmento dos veículos que se conduzem a eles próprios.

A fabricante alemã pretende criar uma frota de carros autónomos e acrescentá-los ao seu próprio serviço de partilha de boleias, o ReachNow. Desta forma, a empresa quer competir, de forma mais afincada, com as rivais tecnológicas que estão a aumentar as suas “pegadas” no mundo automóvel.

Citado pela agência noticiosa, Tony Douglas, diretor de estratégia para o segmento de serviços de mobilidade da BMW, afirma que num mercado já dominado por nomes como Uber e Lyft, a automobilística não conta ser o maior serviço de transporte partilhado, mas está certa de que conseguirá ser “a mais fixe”.

Por seu lado, o CEO Harald Krüger acredita que o facto de a BMW ter propriedade sobre os veículos que utiliza confere ao seu serviço vantagens sobre aqueles que são oferecidos, por exemplo, pela Uber.

Recorde-se que, em julho, foi anunciado que a Intel e a Mobileye se tinham juntado ao programa de desenvolvimento de carros autónomos da BMW, numa parceria que assenta sobre a suposição de que estes veículos chegarão ao mercado em 2021.